quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Três cuidados básicos contra o envelhecimento da pele dos 30 aos 40 anos


Queda da produção de colágeno exige filtro solar, hidrante e outros cremes

O metabolismo depois dos 30 não é mais o mesmo. A frase, quase um clichê, aparece para dar conta das preocupações que começam a ficar mais fortes a partir desta fase - começando pela dificuldade em emagrecer, manter o peso e terminando com as marcas na pele. "É nesta idade, em geral, que o organismo para de produzir colágeno, classe de proteínas que promove a elasticidade da pele", afirma o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica. Conheça tratamentos e cuidados para retardar o envelhecimento da pele nesta fase.


Use filtro solar

"Filtro solar deve ser usado sempre, é o principal cuidado com a saúde da pele", afirma o dermatologista Valcinir. Segundo ele, a aplicação regular prolonga em até 50% a duração do colágeno estocado no corpo, ou seja, o que havia sido produzido no passado. O fator de proteção solar (FPS) do produto deve ser entre 15 e 30 e a reaplicação precisa ser feita, ao menos, uma vez no dia.


Faça esfoliação

"A esfoliação também pode ser uma etapa no combate ao envelhecimento da pele", afirma a dermatologista Daniela Landim. O procedimento elimina as células mortas da superfície da pele, facilitando inclusive a ação de outros produtos, como o hidratante. Ele ainda estimula a renovação celular e reduz manchas, marcas e poros. A especialista só não recomenda métodos caseiros de esfoliação, que podem agredir a pele e causar até alergias.


Invista em um hidratante

Antes mesmo do filtro solar, é recomendado o uso de um hidratante. "A desidratação também envelhece a pele, por isso é fundamental repor a água perdida', afirma o dermatologista Valcinir. Prefira fórmulas com ureia, lactato de amônio ou outro ativo que facilite a penetração do líquido na pele. Se possível, invista em um produto com derivados do silicone, que impermeabilizam a pele, evitando a perda excessiva de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário